sexta-feira, 8 de julho de 2022

Entrevista concedida ao ONOMATOPEIA

[Onomatopeia Entrevista] BOOM! Beto Potyguara: explorando os quadrinhos e suas infinitas possibilidades

Dos quadros de tiras e páginas de gibis para a sala de aula. Esse é o caminho pelo qual o professor[1] Beto Potyguara tem levado o debate sobre temas e elementos das Histórias em Quadrinhos, bem como suas possíveis aplicações pedagógicas. Além  de educador, Beto é cartunista e roteirista com colaborações em diversas publicações e tem militado em diferentes frentes, atuando como um fomentador da sétima arte; promovendo eventos, palestras e cursos que ajudam a popularizá-la e possibilite o surgimento de um novo público leitor.

Beto Potyguara tem atuado como Ilustrador, roteirista, pesquisador e divulgador das HQs independentes.

Roberto Flávio Gomes de Lima, o Beto Potyguara, nasceu em Natal (RN) no ano de1971 e, na década seguinte começou a criar suas próprias HQs. Nos anos 2000, colaborou com charges, tiras e ilustrações em diversos periódicos como Tribuna do Norte (2000), O GOL (2003-2007), Jornal do Torcedor (2003), O Illuminati (2009) e o site Olé Net (2000). O artista gráfico é criador das séries de tirinhas PoderóiPelotinhaForte PotyGaijin e Klã Destino; autor de Carcará, cabra pió num há (indicado ao Prêmio Ângelo Agostini, em 2010) e Os Notáveis e outras histórias (2011), teve ainda HQs publicadas em duas edições da Revista Maturi.

Entrevista concebida ao FASES

  ENTREVISTAS COM ROTEIRISTAS DE HQS POTIGUARES

O objetivo dessas entrevistas é ressaltar o modo próprio de ser da profissão e trabalho do roteirista/argumentista nas obras de Historias em quadrinhos do RN, procurando mostrar como e o por quê o roteirista faz suas escolhas em detrimento do desenvolvimento de uma historia ao invés de outras. Buscando com isso, responder para o grande público leitor de hqs o que os motiva ou faz optar por contar historias do que ser um mero reprodutor delas. Além de compreender suas reflexões, anseios e opiniões sobre os quadrinhos potiguares e suas especificidades.

Inaugurando nossa seção de entrevistas de roteiristas potiguares temos a satisfação de conversar um pouco e saber da carreira e pensamentos do grande quadrinista e ilustrador Beto Potyguara sobre projetos, ofícios e a arte de escrever roteiros de HQs. Iniciamos com uma pequena e resumida biografia do entrevistado.



Biografia:

Roberto Flávio G. de Lima ou como é mais conhecido “Beto Potyguara”, nasceu em Natal/RN em outubro de 25/10/1971. Começou a desenhar desde 1984 e sua formação foram os fanzines de papel até migrar para o universo Online.







1 – Bem agradeço a disponibilidade de tempo, do ilustre roteirista para essa entrevista e já começo perguntando o que o levou a fazer roteiros sobre quadrinhos?

A necessidade de contar histórias. externar minha opinião, meus sentimentos, minhas ideias e devaneios. a propósito, obrigado pelo “ilustre”.

MARCA DE FANTASIA divulga "Kika e a estrela encantada"

  Kika e a estrela encantada Nesta história em quadrinhos, Klícia Campos e Beto Potyguara criaram um cordel para os surdos e os leitores ouv...