segunda-feira, 8 de março de 2021

Resenha de Carcará pelo ONOMATOPEIA


Carcará se inspira nas xilogravras e na literatura de cordel para criar uma obra inovadora.

Carcará, Cabra pió num há (2010) é uma revista em quadrinhos composta pelas historias a Peleja de djabo com o satanás O dia em que o Saci virou perneta, ambas retratadas como causos bastante fantasiosos pela arte e roteiro de Beto Potyguara.  

A primeira, conta o confronto entre os cangaceiros Lampião e Carcará ou, como o próprio texto proclama: “o djabo pernambucano” e o “satanás potiguar”. Na história, Lampião passava pelo Seridó com seu bando quando é abordado por Carcará, dando inicio à batalha. A notícia “do cacete do século” se espalha e chama atenção “de gente honesta a vigarista” que se amontoa para acompanhar a peleja “que o capeta no inferno quis evitá”. O segundo conto narra a desavença do protagonista com o Saci que, “Perdeu a noção do perigo” e “atiçou o fio do cão” e, como o título antecipa, deixou sequelas para a figura folclórica.

terça-feira, 2 de março de 2021

Carcará no CIDADE HQ


 

Participação no TVU NOTÍCIAS


 

Participação no BOM DIA RN - INTER TV CABUGI (2016)




 

Participação no RAÍZES DO NORDESTE


 

MASCOTES DE CLUBES - PARTE I

Segue o primeiro Lote da série Clubes de Futebol. 
Nesse grupo temos os primeiros 20 clubes, assim distribuídos:
Do RJ: FLAMENGO, VASCO, AMERICANO, BANGU e AMÉRICA
Da PB: SOUSA e o BOTAFOGO
De SP:UNIÃO SÃO JOÃO DE ARARAS, GUARANI, PONTE PRETA e MOGI-MIRIM
De Goiás: GOIÁS e VILA NOVA
Do CE: FORTALEZA e CEARÁ
Da BA: BAHIA e VITÓRIA
De MG: AMÉRICA
Do DF: BRASILEIENSE
Do AM: NACIONAL

MASCOTES DE CLUBE DE FUTEBOL


Em 2003, o Jornal do Torcedor (Natal /RN), fez uma matéria comigo intitulada "O Rei das Mascotes".

A repercussão deveu-se a grande quantidade de mascotes dos clubes do futebol brasileiro que na época (2000) produzi a pedido de Everaldo Lopes, colunista esportivo da Tribuna do Norte.
Foram cerca de 70 ou mais clubes representados, entre os participantes das Séries A,B e C, além dos clubes do campeonato potiguar e outros que fiz depois, por pura diversão.
Resolvi digitalizar e compartilhar essas pérolas que foram publicadas em sua maioria no Jornal O Gol entre 2003 e 2007 e que marcaram o início de minha trajetória no campo das artes gráficas.
Acompanhe os posts por esse marcador: MASCOTES.

MARCA DE FANTASIA divulga "Kika e a estrela encantada"

  Kika e a estrela encantada Nesta história em quadrinhos, Klícia Campos e Beto Potyguara criaram um cordel para os surdos e os leitores ouv...